Infraestrutura

Abrigado no 7º andar do Edifício Cândido Mendes, o Programa de Pós-Graduação em Sociologia Política do IUPERJ possui uma estrutura condizente com os melhores centros de pesquisa e pós-graduação do país, contando com 5 laboratórios de pesquisa, uma das mais especializadas e completa bibliotecas em Ciências Sociais do país.
Inaugurada em 1970, a Biblioteca Central, localizada no 5º andar do prédio da unidade Centro, possui acervo de caráter geral, com destaque nas áreas de Ciências Sociais Aplicadas e Ciências Humanas. A Biblioteca central possui 144.204 documentos, entre livros, publicações seriadas, folhetos, teses, dissertações, trabalhos monográficos, fitas de vídeo, CD-ROMs etc., estando já informatizado e disponível um total de 139.000 registros.
Oferece os seguintes serviços: consulta orientada, consulta via internet nos terminais da sala 506, empréstimo de obras, empréstimo entre bibliotecas, reserva de livros, pesquisa bibliográfica, normalização bibliográfica, videoteca e sala de estudos. Do acervo, destacam-se 6.807 títulos e 17.352 volumes na área de Ciências Humanas e Sociais; 10.594 títulos e 33.540 volumes em Ciências Sociais Aplicadas, perfazendo um total, somando a de outras áreas, de 26.332 títulos e 65.012 volumes.

Em termos de infraestrutura local, o espaço oferece 1 salão de leitura com capacidade para 150 pessoas, 10 salas de estudo em grupo e 23 baias de estudo individual. A biblioteca oferece rede sem fio de acesso à internet e equipe especializada permanente para atender às necessidades de alunos, professores e pesquisadores. Além da Biblioteca Central, o IUPERJ possui uma biblioteca setorial que funciona de forma exclusiva para atender às demandas da pós-graduação. Especializada nas áreas de Sociologia, Ciência Política e Relações Internacionais, seu acervo conta com cerca de 36 mil volumes, incluindo livros e periódicos nacionais e estrangeiros, folhetos, obras de referência (dicionários, enciclopédias e outros), publicações seriadas, teses e dissertações, organizados, informatizados e disponibilizados para pesquisadores e corpos docente e discente.

Recentemente, a biblioteca dos Programas de Pós-Graduação foi contemplada em dois editais da Faperj de atualização de acervo: Edital FAPERJ nº 06/2012 – Apoio à Atualização de Acervos Bibliográficos 2012 e Edital FAPERJ Nº 15/2013 – Programa Apoio à Atualização de Acervos Bibliográficos nas Instituições de Ensino Superior e Pesquisa Sediadas no Estado do Rio de Janeiro. A biblioteca recebeu R$ 140 mil em recursos que se traduziram na aquisição de mais de 2 mil obras.

O Sistema Informa Biblioteca Eletrônica, que oferece acesso aos catálogos das bibliotecas e acervos que integram o SB/UCAM, premia todos os serviços de biblioteca e oferece consultas on-line em rede local e via Internet.

Descrição do Acervo da Biblioteca Setorial:

Sociologia: acervo muito vasto, Teoria Sociológica, Sociologia Brasileira, Sociologia Americana.

Ciência Política: partidos políticos, eleições, filosofia política. A biblioteca possui a Coleção Brasiliana completa (livros raros); Metodologia da pesquisa de Ciências Humanas e Sociais.

História Social: a seção de História está dividida por países (Brasil, Itália, Inglaterra e Alemanha, sendo esta última formada, principalmente, por livros sobre o nazismo) e História geral.

Filosofia: filosofia política (clássica e moderna), filosofia pura e filosofia do conhecimento. Economia, Direito e Administração Pública; Antropologia; Linguística, Crítica Literária e Teoria Literária.

Obras de Referência

Periódicos: 400 títulos nacionais e estrangeiros de sociologia, ciência política e áreas afins, disponibilizados no Catálogo Coletivo Nacional (CCN) do Instituto Brasileiro de Informação Científica e Tecnológica (IBICT).

Teses

A maioria delas é do próprio IUPERJ, mas há também algumas de outras instituições.

× Ajuda