Centro de Estudos Afro-Asiáticos

Estudos Sociais Aplicados - CESAP
Rua da Assembléia, 10 – Programa de Pós-Graduação em Sociologia Política, Sala 309
Telefone: 55 (21) 3543-6543
E-mail: alexandre.camargo.2009@gmail.com
Responsável: Alexandre de Paiva Rio Camargo
Unidade: Centro – Assembléia

Atividades Desenvolvidas

Em quatro décadas de existência, o Centro de Estudos Afro-Asiáticos (1973-2016) da Universidade Candido Mendes dedicou-se a inúmeras atividades como a pesquisa, o intercâmbio com países africanos, as missões acadêmicas internacionais, a formação de estudantes em cursos de extensão e pós-graduação. Nos anos 1980 e 1990, o CEAA apareceu como um dos mais reconhecidos centros de ciências humanas fora do Brasil, o que se refletiu nos incontáveis apoios recebidos do MCTI, do CNPq, da CAPES, da Fundação Ford, da FINEP e da FAPERJ.

Projeto “A contribuição do Centro de Estudos Afro-Asiáticos para as Ciências Sociais Brasileiras”

O projeto visa fortalecer a estrutura e a produção do PPGSP-IUPERJ, recuperando o legado do CEAA como referência precursora nos campos das relações étnico-raciais, africanidades e escravidão, abrangendo, ainda, seu pioneirismo na construção da memória diplomática, da lusofonia e da cooperação Sul-Sul. Para tanto, está em curso a digitalização de parte importante do acervo, como a coleção completa da Revista Estudos Afro-Asiáticos (1978-2013); teses pioneiras em suas áreas de origem, muitas disponíveis em cópia única; clippings de jornais; correspondências mantidas pelo centro junto a especialistas, políticos e lideranças de movimentos sociais, entre outras. Contando com recursos da FAPERJ (editais n. 28 e 29/2021), o projeto prevê, ainda, a elaboração de um catálogo analítico de fontes selecionadas; a edição de um vídeo contendo entrevistas e depoimentos de antigos dirigentes e pesquisadores; além de publicações da equipe de pesquisadores, sistematizando as diferentes contribuições do CEAA em suas respectivas especialidades.

Dessa forma, o PPGSP-IUPERJ oferece à comunidade acadêmica sua contribuição à memória das ciências sociais, e se orgulha de valorizar a diversidade cultural do Rio de Janeiro e do Brasil, através da reconstituição das diferentes manifestações da cultura afro-brasileira, inclusive em suas variações regionais

Equipe

Coordenadores

Alexandre de Paiva Rio Camargo

Professor adjunto do IUPERJ-UCAM, onde atua no Programa de Pós-Graduação em Sociologia Política e como coordenador da especialização em História e Ciências Sociais: dilemas do tempo presente. É Doutor em Sociologia pelo Instituto de Estudos Sociais e Políticos da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (IESP/UERJ); Mestre, Bacharel e Licenciado em História pela Universidade Federal Fluminense (UFF). Foi professor visitante na École des Hautes Études en Sciences Sociales (EHESS, Paris), entre dezembro de 2019 e fevereiro de 2020. Sua agenda de pesquisa situa-se na interface entre a sociologia e a história da ciência e do Estado, com trabalhos voltados para a política dos números, as estatísticas sanitárias e raciais, as classificações oficiais e o papel da quantificação na constituição das disciplinas científicas e dos campos de saber. Atualmente coordena os projetos de pesquisa “A contribuição do Centro de Estudos Afro-Asiáticos para as ciências sociais brasileiras” e “Governando a incerteza: práticas e processos de quantificação como chave de leitura da pandemia de Covid-19”, ambos financiados pela FAPERJ.

CV Lattes:  http://lattes.cnpq.br/4814253579308494

Camila Gonçalves de Mario

Professora adjunta do PPGSP, IUPERJ-UCAM. Pesquisadora do Centro de Estudos, Políticas e Informação sobre Determinantes Sociais da Saúde (CEPIDSS) da Escola Nacional de Saúde Pública, FIOCRUZ. Doutora em Ciências Sociais pela UNICAMP. Realizou pós-doutorado no Centro Núcleo Milenio Autoridad y Asimetrías de Poder, ligado à Universidade de Santiago de Chile (USACH) e Universidade Diego Portales (UDP). Atua na área de Políticas Públicas, com experiência em análise e avaliação de políticas públicas, e especificamente nos temas: justiça social, políticas de saúde, determinantes sociais da saúde e neoliberalismo.

CV Lattes:  http://lattes.cnpq.br/4353113348878044

Pesquisadores associados

Antonio Jose Junqueira Botelho

Professor Titular do PPGSP, IUPERJ-UCAM. Possui doutorado em Political Science pelo Massachusetts Institute of Technology MIT (1996) e realizou pós-doutorado no Department of History of Science, Technology and Medicine da Johns Hopkins University (1997-1998). É pesquisador principal dos projetos “The Norwegian oil and gas supply industry in hard times: Innovation in global supply chains (GLOBOIL)”, financiado pelo The Research Council of Norway, e coordenador (com Yasushi Ueki) do projeto “Creating Value in the Ocean Industry: State Roles in Development, Innovation and Upgrading of Offshore Oil and Gas and Shipbuilding (Maritime Engineering and Construction) Supply Chains in East Asia, financiado pelo IDE-JETRO, Tóquio, Japão & ERIA, Djakarta, Indonésia.

CV Lattes: http://lattes.cnpq.br/8270074222521103

Erica Rezende

Professora colaboradora do PPGSP, IUPERJ-UCAM.  É Bacharel em Direito pela UFRJ, Mestre e Doutora em Ciência Política, com ênfase em Relações Internacionais, pela Universidade de São Paulo (USP). É Professora Adjunta da Escola Superior de Guerra (ESG), com atuação no Programa de Pós-Graduação em Segurança Internacional de Defesa (PPGSID). É bolsista de produtividade “Jovem Cientista do Nosso Estado” da Faperj (2015-2018 e 2019-2022) e do CNPq (Pesquisador PQ Nível 2, 2020-2023). É especialista em política externa norte-americana, além de desenvolver pesquisa nas áreas de Estudos de Política Externa, Análise de Discursos, Sociologia Política Internacional, Estudos Críticos de Segurança, e Teorias de Relações Internacionais.

CV Lattes: http://lattes.cnpq.br/9432065525541054

Janine Targino da Silva

É professora adjunta do IUPERJ-UCAM, onde atua no Programa de Pós-Graduação em Sociologia Política e como coordenadora da especialização em Sociologia Política. Possui bacharelado, licenciatura mestrado e doutorado em Ciências Sociais (2014) pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Também possui pós-doutorado em Sociologia Política pela Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (2018). Tem experiência em Sociologia e Antropologia, com ênfase em Sociologia da Religião e Antropologia da Religião, atuando principalmente nos seguintes temas: Pentecostalismo, Renovação Carismática Católica e discursos religiosos acerca do uso problemático de substâncias

CV Lattes: http://lattes.cnpq.br/4168501153374570

Rogério Ferreira de Souza

Professor adjunto e Coordenador do PPGSP, IUPERJ-UCAM. Doutor em Ciências Sociais pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) e Mestre em Memória Social (UniRio). Tem experiência nas áreas de Teoria Social da Memória – Coletiva e Social; Sociologia da Cultura, com ênfase em Políticas Públicas em favelas e periferias no âmbito da Produção Cultural e na geração de trabalho para juventude. Além disso, atua em pesquisas e orientações nos seguintes temas: Memória Social e Coletiva, Trabalho, Lideranças Comunitárias; O’ngs e Manifestações culturais em favelas e periferias.

CV Lattes: http://lattes.cnpq.br/0078668705121270

 

Pesquisadores colaboradores

Fabricio Pereira da Silva

Professor da Graduação em Ciência Política e do Programa de Pós-Graduação em Ciência Política da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO). Editor da Wirapuru, Revista Latinoamericana de Estudios de las Ideas. Professor da Maestría en Estudios Contemporáneos de América Latina da Universidad de la República (UdelaR). Doutor em Ciência Política pelo  Instituto Universitário de Pesquisas do Rio de Janeiro (IUPERJ), Pós-Doutor pelo Instituto de Estudios Avanzados da Universidad de Santiago de Chile. Tem experiência na área de pensamento africano e pensamento latino-americano

CV Lattes:  http://lattes.cnpq.br/9379506563230651

Danilo Marcondes de Souza Neto

Professor do Magistério Superior Federal na Escola Superior de Guerra (ESG), Bolsista Jovem Cientista do Nosso Estado (JCNE) pela FAPERJ e Bolsista de Produtividade em Pesquisa-PQ2 pelo CNPq. Danilo é PhD em Politics and International Studies na University of Cambridge (2016).  É Bacharel e Mestre em Relações Internacionais pelo Instituto de Relações Internacionais da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, onde trabalhou como professor, entre 2010 e 2012. Tem experiência na área de Ciência Política, com ênfase em Relações Internacionais, Bilaterais e Multilaterais, atuando principalmente nos seguintes temas: Política International, Inserção Internacional da América Latina, Atlântico Sul, Política Externa do Brasil, Organização das Nações Unidas; Potências Emergentes, Operações de Paz e Haiti (MINUSTAH) e Intervenções Humanitárias, e Cooperação para o Desenvolvimento.

CV Lattes:  http://lattes.cnpq.br/3285483434283452

× Ajuda